Palestrantes – SCSEP 2018


Cesare Quinteiro Pica – CERTI – Palestra 1º dia às 9h

Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal De Santa Catarina (1998), e doutor em engenharia elétrica pelo Politecnico di Torino, Itália (2008), com enfoque na área de eletrônica de potência para sistemas de geração de energia com base em fontes renováveis. Atua há mais de 15 anos com experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento para o setor elétrico, atuando principalmente em temas voltados para a modernização do setor, entre eles: geração distribuída, energias renováveis, microrredes inteligentes, eficiência energética e eletromobilidade. Atualmente é diretor executivo do Centro de Energia Sustentável na Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).


Joable Andrade Alves – WEG – Palestra 1º dia às 14h

Joable Andrade Alves é graduado em engenharia elétrica e possui mestrado em Eletrônica de Potência, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, em 1994 e 1996, respectivamente. Em 1996, integrou a equipe de Desenvolvimento de Produtos da WEG Automação, como engenheiro de pesquisa e desenvolvimento. Participou do desenvolvimento de conversores de frequência, de baixa e média tensão, durante 12 anos. De 2008 a 2013, trabalhou com vendas técnicas e aplicações, atuando no suporte ao mercado internacional, dedicado a aplicações em sistemas de média tensão. A partir de 2013, voltou a atuar em pesquisa e desenvolvimento, agora como coordenador do grupo responsável pelo desenvolvimento de conversores de média tensão e também, com consultor de pesquisa e desenvolvimento. Também atua como professor no Centro Universitário Católica de Santa Catarina.


Paulo Bosquiero Zanetti – MOBILIS – Palestra 2º dia às 9h

Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é sócio e gerente de produtos na empresa MOBILIS – Projetos Automotivos, start-up voltada para o desenvolvimento de veículos para mercados de nicho, em especial na área da eletro-mobilidade. Trabalhou também como projetista de Hardware na empresa V2COM durante os anos de 2015 e inicio de 2016, período durante o qual desenvolveu plataformas de testes utilizadas para validação e controle de qualidade seus produtos.


Gustavo Ceretta Flores – Embraco – Palestra 2º dia às 14h

Gustavo Ceretta Flores, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2007) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Trabalhou de 2009 a 2016 no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Schneider Electric – Porto Alegre (inicialmente CP Eletrônica, adquirida em 2012), atuando no desenvolvimento de sistemas ininterruptos de energia (UPS). A partir de 2016 até os dias atuais trabalha na EMBRACO, também no departamento de pesquisa e desenvolvimento em eletrônica, desenvolvendo conversores para o controle de motores aplicados à sistemas de refrigeração. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, eletrônica de potência, atuando principalmente nos seguintes temas: correção do fator de potência, UPS monofásico e trifásico, geração distribuída, conversores estáticos de alto rendimento, inversores para conexão com a rede elétrica, sistemas de controle, inversores para controle de motores BLDC. Como experiência, desenvolveu produtos e sistemas como inversores para geração fotovoltaica monofásicos (3 kW) e trifásicos (50 kW), cargas eletrônicas regenerativas (50 kW), emuladores de arranjos fotovoltaicos (50 kW), UPS monofásicos e trifásicos (3 a 300 kVA) e inversores para motores BLDC aplicados a refrigeração comercial e residencial.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *