Tipos de eventos

CONFERÊNCIA
Caracteriza-se pela apresentação de um tema informativo, técnico ou científico, por autoridade em determinado assunto, para um grande número de pessoas. Mais formal que a palestra, necessita de um presidente de mesa, que fará a apresentação do conferencista. As perguntas deverão ser feitas ao final do evento, por escrito e identificadas

Materiais/Atividades:

  • Local: reserva e confirmação
  • Cronograma da atividade
  • Criação: folder, flyer, cartaz e banner
  • Asscom: divulgação, fotografia e filmagem
  • Núcleo de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
  • Infra-estrutura básica: recepção, água, etc.
  • Outros: pessoa para presidir a conferência; pessoas para receber e encaminhar as perguntas feitas pelo público.

 

SEMINÁRIO
Caracteriza-se pela discussão de um tema proposto, do qual se estuda todos os seus aspectos, pesquisados por grupos e apresentados por representantes, não havendo tomada de decisão. É apresentado sob a forma dialogal, como palestra, painel, debate ou mesa redonda, em período pré-determinado, com a presença de um coordenador que domine o assunto
e de um ou mais apresentadores, escolhidos pelo grupo. São permitidas perguntas, de preferência escritas e identificadas. A duração do seminário é de um dia inteiro; se realizado em mais de um dia é jornada.

Materiais/Atividades:

  •  Local: reserva e confirmação
  • Cronograma da atividade
  • Criação: folder, flyer, cartaz, banner
  • Asscom: divulgação, fotografia e filmagem
  • Núcleo de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
  • Espaço: adequado à proposta de trabalho
  • Infra-estrutura básica: recepção, água, etc
  • Outros: duas a três pessoas para atuarem na coordenação dos trabalhos; uma pessoa para presidir o seminário.

 

SIMPÓSIO
É a apresentação de um tema geral de grande interesse, que é dividido em sub-temas, por especialistas de renome, sendo seu objetivo final o intercâmbio de informações, com a tomada de decisão. Mais eclético que o congresso, permite também a apresentação de temas de interesses geral, e não só de classes específicas, no qual pessoas de todos os segmentos e setores sócio-econômicos podem ter interesse. A duração de um simpósio é, em média, de um a três dias.

Materiais/Atividades:

  • Local: reserva e confirmação
  • Cronograma da atividade
  • Criação: folder, flyer, cartaz, banner
  • Asscom: divulgação, fotografia e filmagem
  • Núcleo de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
  • Espaço: adequado às atividades propostas
  • Infra-estrutura básica: recepção, água, etc
  • Outros: uma pessoa para presidir os trabalhos; uma pessoa para ficar responsável pela coleta de todas as informações e compilar as mesmas em um só documento após o término do simpósio

 

CONGRESSO
É uma reunião formal e periódica de pessoas pertencentes a grupos profissionais com o mesmo interesse, geralmente promovido por entidades associativas, objetivando estudar, debater e chegar a conclusões sobre um tema geral, que é exposto em sub-temas. Os congressos apresentam, ainda, as comissões técnicas, formadas por grupo de estudiosos de um tema, com a finalidade de analisar os trabalhos ou debaterem sobre os temas, que serão apresentados no plenário, de acordo com o regimento. As apresentações, trabalhos e propostas são reunidos em um só documento, entregue aos congressistas, juntamente com as conclusões do evento. A sua duração é de cinco dias e sua realização, anual ou bienal.

Materiais/Atividades:

  • Local: reserva e confirmação
  • Cronograma da atividade
  • Criação: folder, flyer, cartaz, banner
  • Asscom: divulgação, fotografia e filmagem
  • Núcleo de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
  • Infra-estrutura básica: equipe de credenciamento e recepção,água, etc
  • Outros: uma pessoa para presidir os trabalhos; uma pessoa para
    ficar responsável pela coleta de todas as informações e compilar as mesmas
    em um só documento após o término do congresso.

 

Fonte: http://portaldoprofessor.unis.edu.br/files/2010/01/manual_eventos.pdf

manual_eventos