Adriano Ruseler
Possui Doutorado (2011-2016), Mestrado (2009-2011) em Eletrônica de Potência pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004-2008). Atualmente é pesquisador na área de eletrônica de potência no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Arnaldo José Perin
arnaldo.perin@inep.ufsc.br
Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980) e doutorado em Genie Electrique – Institut National Polytechnique de Toulouse (1984). Atualmente é professor titular aposentado, atuando como Professor Voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina e contratado como pesquisador na FEESC – Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina. Tem atuado como revisor das revistas IEEE Transactions on Industry Applications , – IEEE Transactions on Power Electronics, IEEE Transactions on Industrial Electronics, IET Power Electronics e Eletrônica de Potência. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: eletronica de potencia, correção do fator de potência, conversores multiníveis, inversores, modulação, comutacao suave e sistemas de iluminação.
Denizar Cruz Martins
denizar@inep.ufsc.br
Possui graduação em Licenciatura em Eletricidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, França (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde leciona disciplinas de graduação e pós-graduação, bem como orienta alunos em dissertação de mestrado e tese de doutorado. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: conversores estáticos CC-CC e CC-CA, correção de fator de potência, qualidade de energia, processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica, simulação de conversores estáticos e acionamento elétrico.
Jacson Luís de Oliveira
jacson@inep.ufsc.br
Atualmente doutorando no Instituto de Eletrônica de Potência (grupo de pesquisa INEP) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia Elétrica, com trabalho relacionado ao controle de motores elétricos e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui experiência no desenvolvimento de hardware e software para sistemas embarcados.
Lenon Schmitz
lenonsch@inep.ufsc.br
Possui graduação (2012) e mestrado (2015) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência.
Marcelo Dias Pedroso
pedroso@inep.ufsc.br
Doutorando em Engenharia Elétrica na área de eletrônica de potência no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Atuou como Professor Substituto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa onde ministra as disciplinas: – Projeto de Fontes Chaveadas (Engenharia Eletrônica); – Automação e Controle Discreto (Tecnologia em Automação Industrial); – Comunicação de Dados (Tecnologia em Automação Industrial e Sistemas de Informação); Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio como Bolsista PAE (Programa de Assistência ao Ensino). Graduado em Tecnologia em Automação Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa – com médias acima da exigência e sem dependência curricular, com aprovação direta em todas as disciplinas cursadas. Iniciando no mercado de trabalho como estagiário em uma empresa de Tecnologia na qual desenvolvia projetos especializados da empresa, a partir do processo de montagem até a implementação do produto na indústria. Atuou no departamento de Engenharia de Televisão da RPC – Rede Paranaense de Comunicação, na Tv Esplanada – afiliada da Rede Globo, na qual operava em diversos setores técnicos ligados a área de telecomunicações, além de projetos para melhoria de sistemas internos.
Marcelo Lobo Heldwein
heldwein@inep.ufsc.br
Possui graduação (1997) e mestrado (1999) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado (2007) pelo Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich). De 1999 a 2001 atuou como assistente de pesquisa no Instituto de Eletrônica de Potência da UFSC, Florianópolis. De 2001 a 2003 foi engenheiro de P&D da Informat, trabalhando no projeto de fontes para telecomunicações junto à Emerson Sistemas de Energia, São José dos Campos e Suécia. De 2003 a 2008 trabalhou no Swiss Federal Institute of Technology Zurich na área de Eletrônica de Potência com ênfase em Compatibilidade Eletromagnética. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC. Tem experiência na área de Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas:fontes de alimentação, compatibilidade eletromagnética, conversores PWM trifásicos, conversores matriciais, correção do fator de potência e filtragem para conversores estáticos. É membro do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).
Roberto Francisco Coelho
roberto@inep.ufsc.br
É Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Mestre em Eletrônica de Potência, com obtenção do título em 2008. Atualmente, desenvolve trabalhos de pesquisa junto ao Instituto de Eletrônica de Potência (INEP), onde também mantém em andamento seu curso de Doutorado, com foco no processamos de energia gerada por fontes renováveis. Entre 2009 e 2013 atuou como professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e, em 2009, tornou-se membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: geradores fotovoltaicos, eólicos e a hidrogênio, conversores estáticos, modelagem matemática de módulos fotovoltaicos, técnicas de rastreamento de máxima potência e sistemas híbridos interligados à rede elétrica.
Telles Brunelli Lazzarin
telles@inep.ufsc.br
Possui graduação (2004) em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (2006), doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em engenharia elétrica, na área de concentração em eletrônica de potência e acionamento elétrico, também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entre 2006 e 2007 ocupou o cargo de engenheiro de desenvolvimento na WEG Automação. Atualmente, é professor no Instituo Federal de Educação de Santa Catarina. Suas principais áreas de pesquisa são inversores de tensão, UPS, conexões paralela e série de inversores de tensão, conversores CC-CC isolados com alta tensão de saída, conversores baseados em capacitores chaveados, microcontroladores e processadores aplicados em eletrônica de potência.
Tiago Kommers Jappe
tiagokj@inep.ufsc.br
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), em 2006, com ênfase em Eletrônica. Possui mestrado (2009) e doutorado (2015) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Eletrônica de Potência. Atualmente é pesquisador no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de Energia Elétrica, Controle Digital aplicado em Eletrônica de Potência, Energias Renováveis e Conversor Matricial.